Estudar e aprender em casa exige muita organização e dedicação. A comodidade aparente de estar no lar pode ser uma armadilha em relação a nossa produtividade. As chances de relaxar e procrastinar são reais e precisam ser diminuídas, principalmente na situação de quarentena em que nos encontramos.

Em meio ao afastamento social provocado pela pandemia, vamos conhecer 10 dicas para se organizar melhor nos estudos em tempos de home office, buscando manter uma rotina produtiva enquanto cuida de sua saúde mental.

1 – Estabeleça horários

Determinar horários para acordar, começar a trabalhar, descansar e se divertir é muito importante. Dessa maneira, evitamos cair na armadilha de trabalhar ou estudar demais ou, então, de fazer o oposto e apenas procrastinar. A rotina ajuda nosso cérebro a entender quais atividades ele fará durante o dia.

2 – Tenha um cantinho para estudar

É muito importante ter um local da casa que seja exclusivo para estudar e desenvolver suas atividades. Isso aumenta a nossa concentração e diminui as distrações que pioram a nossa produtividade. O ideal é que ele seja silencioso, bem iluminado e longe de telas ou celulares. Isso também dará descanso ao seu cérebro quando formos para outro ambiente no momento de relaxar ou assistir um filme. Mantenha todo o material necessário para estudar nesse cantinho, evitando se distrair buscando ou procurando algo no meio de um raciocínio.

3 -Use métodos de marcação de tempo

Algumas técnicas são grandes aliadas na hora de gerenciar o tempo a ser estudado. A mais conhecida e muito eficiente é a Pomodoro. Nessa metodologia, você intercala tempos de estudo sem nenhuma distração com alguns minutos de descanso. Por exemplo: você pode estudar sem interrupção por 20 minutos e descansar por 5, fazendo um período de descanso de 30 minutos após três ou quatro ciclos. Existem muitos aplicativos que ajudam nessa contagem do tempo e melhoram a produtividade em relação aos estudos.

4 – Tenha regularidade

Estudar com regularidade é a chave para a consistência no aprendizado. É importante estipular uma meta diária e tentar, ao máximo, cumpri-la. Isso evita ter ansiedade e estresse quando perceber que adiou todo o conteúdo e terá que correr para conseguir estudar tudo. Todo dia um pouco é a melhor estratégia para estudar em casa. Quanto mais disciplinados formos em relação a isso, mais conseguiremos estudar com tranquilidade.

5 – Música pode ser uma aliada ao estudar em casa

Se você é aquele tipo de aluno que consegue estudar melhor ouvindo músicas, use e abuse dessa possibilidade. Isso ajuda a lidar melhor com o estresse e torna a rotina diária de estudos mais prazerosa e agradável. Uma boa dica é escolher canções sem letra, diminuindo a chance da sua atenção se voltar para a música e não para os estudos. Se tiver mais alguém estudando em casa, lembre-se de colocar fones de ouvido, a outra pessoa pode não ter a mesma agradável relação com a música que você.

6 – Seja equilibrado

Não exagerar nas horas dedicadas ao estudo é muito importante, isso pode diminuir a sua capacidade de reter informação e comprometer a qualidade da sua aprendizagem. É muito comum as pessoas que passam a estudar ou trabalhar de casa dedicarem muito mais tempo do que o normal ao afazer, mas tente manter os mesmos horários que estariam sendo seguidos na instituição de ensino. A sua saúde mental agradece e a qualidade do seu estudo também.

7 – Abuse da tecnologia!

A tecnologia é uma ferramenta muito útil para o processo de aprendizado, e em tempos de quarentena ela se torna a maneira mais eficaz de turbinar os seus estudos. Por isso, tire o máximo de proveito das diversas maneiras tecnológicas de aprender. Vale aulas online, videochamadas com colegas e professores, aplicativos de aprendizado, jogos com conteúdo ou o que mais você conseguir encontrar. Diversificar os modos de estudar aumenta, e muito, a quantidade de conhecimento que retemos sobre o assunto.

8 – Estabeleça suas metas e corra atrás delas

Ter um objetivo bem claro é um modo de se manter motivado para realizar as atividades do dia-a-dia, por isso tenha sempre em mente qual a sua meta em relação ao estudo. Seja passar no tão sonhado vestibular, tirar boa nota em uma prova ou aprender um idioma para poder viajar, ter em mente qual a finalidade e qual a vantagem que todo aquele estudo trará é importante para manter seu foco. Lembre-se sempre onde cada esforço desempenhado irá te levar e siga em frente.

9 – Segmente o que precisa ser estudado

Separar todo o conteúdo em etapas é uma maneira de driblar a ansiedade e ir estudando tudo aos poucos. Quando se pensa sempre no grande volume de conteúdo a ser visto, pode acontecer uma maior ansiedade quanto ao tempo restante. Quando você separa tudo por segmentos, cada parte vencida é mais um incentivo para partir para a próxima etapa. Pode até se presentear com um doce ou um capítulo da sua série preferida conforme for vencendo as etapas.

10 – Dê um tempo

A sua saúde mental precisa estar em dia para que o estudo seja eficiente e aprendizagem aconteça de maneira real. Por isso, quando se sentir cansado ou muito estressado pelas horas debruçado nos livros, tire um tempo para relaxar. Chame seus familiares da casa para assistirem um filme, para jogarem algo, ligue para algum amigo e veja como ele está, faça uma receita culinária nova… Enfim, saiba que a vida precisa estar bem equilibrada e que cada aspecto dela precisa estar bem cuidado. Depois, volte aos estudos com muito mais foco e concentração.

Bons estudos!

Vivemos um momento em que o isolamento em casa é uma necessidade, mas sempre teremos coisas a aprender com as situações. Todas essas dicas de como estudar em casa irão te tornar um estudante muito mais focado e disciplinado para atingir as suas metas.

O importante é conseguir conciliar os estudos com a nossa rotina diária e, assim, tudo dará certo nas futuras provas de vestibulares e onde mais a vida exigir dedicação. Os momentos difíceis nos tornam mais resistentes e grandes aprendizes. /br>