Com a tecnologia, crianças e adolescentes ficam cada vez mais presas à tela de computadores e smartphones. Por esse motivo, fica mais complicado conseguir fazer com que elas adotem o hábito de ler.

Educadores e pais têm tido muitos problemas com relação a isso, e tem buscado alternativas para fazer com que as crianças troquem o brilho das telas pelas páginas de um bom livro.

Para isso, vamos dar algumas dicas que podem ajudar e muito nesse processo. Confira!

Qual a importância desse hábito nos primeiros anos de vida?

Um dos principais benefícios é a respeito do estímulo à criatividade, além disso, as crianças passam a ter uma melhora na memória e a desenvolver outras habilidades, tais como: atenção e concentração.

Outro ponto importante é que a gramática e a ortografia são contempladas com a criação de um vasto vocabulário. Quanto mais se lê, mais corretamente é possível escrever e esta é uma vantagem incrível para o presente e, principalmente, para o futuro destes jovens.

Dicas para o incentivo à leitura

Seja o primeiro exemplo

De nada adianta insistir para que o seu filho leia se você não o faz. O ideal é que ele veja você lendo e sinta vontade de fazer o mesmo.

É primordial que os adultos criem esse hábito para que também se desenvolva nas crianças. Estudos garantem que menos de 30% dos adultos leem algum livro. Esse número só piora se não for algo feito desde pequeno.

Desligue a TV

Normalmente, as crianças passam muito tempo em frente à televisão, e isso é um grande obstáculo para a leitura.

O brasileiro tem tanto apego ao aparelho que, dificilmente é desligado, mesmo quando não há ninguém assistindo.

O mais importante é desligar a televisão na hora da leitura, pois é muito difícil concentrar-se de outra forma.

Separe um tempo para leitura

Tire um tempinho por dia para que seja dedicado exclusivamente à leitura. Caso seu filho ainda não saiba ler, conte historinhas e demonstre estar se divertindo ao ler para ele. Essa atitude vai fazer com ele sinta vontade de ter a mesma sensação.

No caso de a criança já saber ler, você pode criar um cantinho da leitura e toda família se unir nesse momento, cada um com seu livro.

Além de incentivar a leitura, esse passa a ser um momento especial para ser curtido em família.

Respeite o gosto da criança

Nada de insistir para que a criança leia algo que você goste. É importante que o pequeno leitor seja ouvido e os seus gostos levados em consideração.

Obviamente, é preciso estar atento à faixa etária indicativa da história, mas caso seja liberada, permita que seu filho leia o que lhe atrai. Ao obrigá-lo a ler o que não gosta, você faz com que seja um momento de tensão e aí ele perde o prazer em ler.

Frequente bibliotecas e livrarias

Leve-o para conhecer bibliotecas e livrarias diferentes, e faça isso como um passeio. Assim, ele vai associar isso a um momento de descontração e vai se sentir animado sempre que forem.

Gostou do nosso artigo? Para ver mais conteúdos e nos conhecer, acesse o nosso site.