O momento atual pede cuidados, paciência e senso coletivo de todos nós. A chegada do novo coronavírus e a pandemia que se alastrou pelo mundo restringiu a circulação de pessoas em boa parte dos lugares. As medidas preventivas de isolamento social pedem, assim, uma reinvenção da rotina.

A recomendação das autoridades de saúde é muito clara: se possível, fique em casa! Com isso em mente, é fundamental ter jogo de cintura e saber adaptar as condições atuais para tornar úteis os dias de quarentena e fugir do tédio.

A boa notícia é que não faltam opções para ocupar o tempo e manter a mente sã. Nesse post, daremos algumas dicas para você transformar o ócio em produtividade e prazer. Acompanhe!

Tenha inteligência emocional

Desde março deste ano, a maioria das atividades comerciais e estudantis está paralisada. Estamos nos encaminhando para o primeiro mês completo de isolamento e, nesse meio tempo, o tédio já começa a querer bater.

Emoções como mau humor e ansiedade também podem se tornar um problema para as mentes desocupadas. O primeiro passo para reverter a situação e transformá-la em algo positivo é desenvolver a inteligência emocional, isto é, a habilidade de reconhecer as emoções, identificar suas origens e pensar em formas de lidar com elas, sem perder o controle.

Lembrando que frustrar-se faz parte do processo de amadurecimento, seja ele pessoal ou profissional. Portanto, nada de se desesperar diante das chamadas emoções negativas. Procure transformá-las em autoconhecimento, criatividade e atitude positiva.

Entendemos que estar em casa agora é uma necessidade e um bem coletivo, por isso aceite a situação e foque em buscar soluções criativas para os momentos de tensão.

Dedique-se ao home office e cursos online

Com o desenrolar da crise, muitas empresas adotaram a modalidade home office para dar continuidade aos projetos, sem que os negócios e os colaboradores fossem prejudicados durante a paralisação e controle da circulação.

Já as instituições de ensino tiveram que se reorganizar para transformar as aulas presenciais em cursos online. Dessa forma, estudantes e profissionais em processo de capacitação não tiveram que interromper seus estudos.

Pois bem, diante desse cenário, por que não investir seu tempo em casa para trabalhar e estudar de forma produtiva? Aproveite para aperfeiçoar seus conhecimentos profissionais e gerais. Busque por cursos EaD (Ensino à Distância) nas melhores escolas e com conteúdo relevante para a sua formação e saia da quarentena mais capacitado.

Para te ajudar a manter a disciplina e o foco:

– Escolha um cômodo ou canto da casa para transformar em seu escritório ou sala de estudos;

– Crie um ambiente adequado e agradável que permita focar nas atividades, mantendo o foco e o conforto – espaço arejado, bem iluminado e silencioso;

– Tenha disciplina para cumprir as metas estabelecidas pela empresa ou por você, no caso dos estudos. Que tal criar uma rotina com horários bem definidos para tarefas e lazer?

– Não seja duro com você mesmo. Manter-se focado é importante, mas cuide para não se sobrecarregar de funções. Momentos de descanso são ótimos para estimular o pensamento e a criatividade;

– Por falar em descanso, cuide os horários de dormir e acordar. Uma boa noite de sono é sinônimo de disposição para encarar os longos dias de quarentena.

Participe de fóruns e videoconferências

Muitos cursos EAD possuem fóruns para que os alunos possam trocar mensagens entre si e tirar dúvidas com seus mentores. Dessa forma, você participa de maneira mais ativa e colaborativa das aulas, sentindo-se mesmo parte de uma turma.

Para o trabalho, muitas vezes é necessário realizar videochamadas para que as equipes se atualizem sobre em que pé estão as coisas. Essa é uma ótima solução para dar andamento aos projetos e atividades dos negócios de maneira integrada entre todos os departamentos.

Mas não é só para cumprir demandas de trabalho que esse tipo de ferramenta se faz útil nesse momento. Os aplicativos de reuniões online, por exemplo, já viraram febre entre os grupos de amigos que não querem abrir mão das trocas e dos bons papos.

Para combater o tédio, nada melhor do que ver e ouvir os amigos, jogar conversa fora e atualizar as novidades, mesmo que seja à distância. Aproveite para compartilhar sugestões de filmes, cursos online e outros conteúdos de interesse do grupo. Experimente brindar de longe com aqueles de quem você gosta. A prática pode ser muito divertida e ajuda a quebrar a rotina.

Outra dica aqui é acompanhar os sites de eventos e entretenimento, que têm investido em shows e até mesmo exposições em lives na internet. Os dias de quarentena não precisam ser solitários, muito menos tediosos.

Inclua exercícios na sua rotina

Ficar em casa não precisa ser o mesmo que ficar parado, não é verdade? A máxima “mente são, corpo são” nunca fez tanto sentido como agora. Entre os horários de trabalho e estudos, procure incluir uma agenda saudável, com exercícios possíveis de serem feitos em casa, como yoga e tantos outros. Além de deixar os dias mais dinâmicos, estimular o corpo de maneira criativa pode ser uma excelente forma de combater o tédio.

Cuide também da alimentação. Uma dieta pesada pode causar cansaço e mesmo insônia. Por isso, não caia nas armadilhas do chocolate e extravagâncias, que muitas vezes nos dão sensação de prazer, mas que podem prejudicar a saúde. Equilibre alimentos saudáveis com eventuais refeições mais elaboradas e pesadas. Sem previsão para o fim do isolamento, você terá tempo de sobra para saborear de tudo um pouco.

Viu só? Você não precisa ficar vendo os dias passarem iguais pela janela, sem fazer absolutamente nada do seu tempo precioso. Invista na saúde das suas emoções e pensamentos. Preencha suas horas com ocupações estimulantes e que enriqueçam o seu dia a dia em casa.

Aproveite, principalmente, para sair da quarentena mais capacitado, com as leituras em dia e os conhecimentos afiados para quando as atividades voltarem ao normal lá fora. A tecnologia e a internet estão aí a nosso favor e a troca de experiências não pode, nem deve parar pelos próximos meses.

Gostou das nossas dicas? Entre no site e conheça nossa variedade de cursos EAD para passar a quarentena aprendendo mais.