O resultado do ENEM foi motivo de muitas alegrias para muitos estudantes neste ano, porém ao mesmo tempo que alguns comemoraram outros acabaram não atingindo a pontuação que queriam. Isto não deve ser motivo para os estudantes se culparem ou ficarem tristes, e sim para aprenderem com os erros e voltarem ainda mais fortes no outro ano.

O momento para estes acadêmicos é de recomposição, para que seja possível analisar tudo o que foi feito na preparação para o exame e separar os prós e os contras. Para auxiliar neste processo, separamos as seguintes dicas visando tornar os estudos mais eficazes para arrasar na prova do ENEM!

Opte por um ambiente que ajude no foco

Muitos não levam muito a sério essa dica, mas ela é essencial para tornar a sessão de estudo significativamente mais produtiva. O ambiente escolhido para se estudar deve estar otimizado para que seja possível focar no que realmente importa.

O ideal é que os estudos sejam feitos em um ambiente bem iluminado e arejado, com o mínimo de ruídos e também o mínimo de distrações visuais possíveis, como cores fortes, e locais com movimento iminente de pessoas e objetos. A sua atenção é o principal ponto de uma sessão de aprendizados bem executada.

Faça um planejamento

Não escolha aleatoriamente as matérias e assuntos que irá estudar. Tire um tempo da semana ou mês para planejar o que será estudado e em quais dias, como se fossem metas a serem cumpridas. Assim será mais motivadora a prática de estudos, criando um hábito com o objetivo de completar o planejamento.

Outra vantagem de se fazer um planejamento é manter o foco em determinados assuntos nos dias reservados a eles, sendo possível o aprofundamento e consequentemente uma maior gama de conhecimento que poderá ajudar na hora da prova.

Evite os aparelhos eletrônicos, quando possível

No auge dos avanços tecnológicos, soa até estranho considerar isto como algo benéfico. Porém alguns aparelhos eletrônicos como celulares, notebooks e tablets podem trazer infinitas distrações e tirar totalmente o foco do objetivo.

Além disso, estudos mostram que escrever em cadernos é mais eficiente no aprendizado do que digitar, ajudando na fixação do conteúdo.

”Gamifique” os estudos

Transformar o hábito de estudo em um jogo é uma ideia muito simples que surte efeitos motivacionais imensos. Utilizando-se de planejamento, estabeleça objetivos diários que se cumpridos lhe darão alguma recompensa.

Também crie um método de punição caso a meta não seja cumprida, para que a derrota também seja sentida e evitada ao máximo. Ficar sem o celular ou sem televisão, ou aumentar o tempo de estudos do dia seguinte é uma forma interessante de penalidade.

Porém não esqueça que o jogo é para o próprio benefício, então é válido lembrar de sempre respeitar os limites.

Ative o “modo professor(a)”

Quando certo conteúdo estiver dominado com maestria, ensinar outras pessoas pode ser uma forma excelente de colocar os conhecimentos em prática e também de fixar os assuntos. A prática da explicação oral torna necessária a busca por um melhor entendimento, para poder transmitir o conhecimento da forma correta.

Gostou das dicas? Acesse nossa página e saiba mais!