Problemas com notas fazem parte dos diversos desafios encontrados na criação dos filhos. Por isso, elaboramos este artigo para que você saiba mais como incentivar os estudos do seu filho caminhando junto com ele na mudança desse cenário, que não é tão irreversível quanto às vezes parece.

“Mas como posso incentivar o estudo do meu filho?”

Quando nos deparamos com notas baixas, tendemos a ficar ansiosos e angustiados com a possibilidade de ocorrer algum atraso na jornada escolar de nossas crianças. Precisamos manter a calma para ajudá-los a desenvolver a habilidade de estudar por conta própria!

DICAS PARA ESTUDAR

Ambiente e Tempo

Primeiramente, crie um ambiente apropriado para estudo, que não contribua para a distração do estudante, um ambiente sem celulares ou computadores ligados. O local deve estar preparado e organizado para o aprendizado ocorrer sem interrupções.

Preocupe-se também com o tempo de estudo. O tempo ideal varia de acordo com a idade, no caso de crianças do Ensino Fundamental, a concentração se mantém em até 15 minutos. Defina atividades curtas e divididas em módulos dentro do tempo de concentração de cada faixa etária.

Motivação

Motivar a criança não é tão difícil quanto parece. O mundo da criança e do adolescente é muito amplo e para despertar o interesse deles no estudo basta criar pontes entre seus gostos e hábitos particulares com a disciplina a ser estudada.

Fazer associações é um caminho garantido para a compreensão e memorização por parte das crianças e dos jovens, tão dispersos em seus próprios mundos.

E, sempre reconheça o esforço de seus filhos!

Rotina

A rotina contribui para o desenvolvimento do hábito de estudar. Crie com a participação dos seus filhos um esquema de horários, reservando o mesmo horário diariamente para deveres de casa e estudos.

A postura do estudante deve ter mais importância do que a nota acima da média. Parece estranho, mas acredite, quando você focar na forma como seus filhos se relacionam com o estudo, o resultado chegará sem sofrimento.

RELAÇÕES FAMILIARES

Para toda técnica, existe um pano de fundo e no caso do aprendizado dos nossos filhos não é diferente. Nós somos o pano de fundo. O núcleo familiar em que essa criança está inserida corresponde a uma boa parte do seu emocional, que determina a sua autoestima e a sua disposição para o aprendizado.

Tenha o cuidado de manter uma atmosfera afetiva que permita uma comunicação em que seus filhos possam expor os sentimentos e questionamentos sem ameaças ou punições. Nesse modelo de relação, você também será mais ouvido, porque eles estarão mais abertos ao diálogo.

É importante perceber que não estar indo bem na escola também gera ansiedade no estudante que se sente perdido em relação às possíveis soluções para o seu problema. Os pais precisam colocar suas preocupações de lado para oferecer o apoio necessário nesse momento. Deixe as cobranças para lá e invista no diálogo e no respeito!

Com estas dicas, você diminuirá bastante os problemas na escola e em breve toda a família colherá resultados positivos!