As férias estão acabando, e mais um ano escolar está prestes a começar. E o melhor jeito de garantir que o desempenho nos estudos do seu filho seja bom é garantir que ele estude desde já. Nada de deixar o estudo apenas para a semana de prova! Para melhorar os estudos em 2020, o Colégio COP tem 5 dicas para ajudar o seu filho. Vamos conferir a seguir:

1. Revisar a matéria no mesmo dia

Mesmo que a escola não tenha mandado tarefas a serem completadas, é importante que o seu filho complemente os estudos em casa. Ao chegar, é essencial que ele revise a matéria que foi aprendida no dia. Isso faz com que o cérebro interprete aquele conteúdo como importante, e também evita o acúmulo de matérias para estudar no fim do semestre. Portanto, não deixe de incentivar seu filho a estudar os conteúdos. Se necessário, depois faça perguntas a respeito para ver se ele realmente assimilou o que estudou.

2. Manter o ambiente de estudo organizado

Essa dica é essencial para o bom desempenho nos estudos do seu filho. Ninguém consegue estudar em meio à bagunça. O local no qual ele estuda precisa ser quieto, limpo e bem iluminado. Esse local pode ser no quarto ou em algum escritório, e os materiais mais essenciais de estudo (caneta, lápis, borracha, post-its, etc.) devem ficar organizados ali. Isso evita que o estudo precise ser interrompido para buscar itens, o que quebra muito a concentração. A responsabilidade de arrumar o espaço de estudos deve ser do seu filho, mas se possível, cobre isso dele e fique atento.

3. Desligar os aparelhos eletrônicos

Um dos maiores inimigos do estudo hoje em dia é o celular. Se ele estiver próximo na hora de estudar, é inevitável ‘dar uma olhadinha’ e acabar perdendo horas com mensagens e redes sociais. Para evitar esse problema, você precisa ser radical e estabelecer como regra que, na hora de estudo, o celular fica longe ou desligado, assim como a TV. A única interferência que pode ser permitida são músicas, e de preferência em línguas que ele não entenda, para que não passe a se concentrar nelas ao invés do conteúdo.

4. Escrever os pontos importantes

Incentive seu filho a escrever resumos e apontamentos enquanto estuda, ao invés de apenas ler passivamente os conteúdos. O ato de escrever a matéria é muito importante. Isso ajuda a manter a concentração e a selecionar as partes mais importantes do conteúdo a serem estudadas. O ideal é escrever à mão, pois a mecânica de desenhar as letras ativas mais redes neurais do que o ato de digitar. Usar marca-textos, flechas e cores diferentes também ajudam muito na absorção.

5. Começar pelas matérias mais difíceis

Vamos combinar que ninguém gosta de estudar para as matérias na qual tem dificuldades. Mas essas são justamente as mais importantes, que precisam de mais dedicação e antecedência. Incentive seu filho a começar por elas, pois assim ele terá mais energia para encarar os desafios daquela matéria em particular.

Gostou dessas dicas para o seu filho melhorar os estudos em 2020? O Colégio COP em BH está sempre de portas abertas para que ele tenha um desempenho ainda melhor! Bons estudos!